quinta-feira, 21 de junho de 2012

MEU SENHOR JESUS CRISTO! COMO CHEGAR A ESTA AFIRMAÇÃO?



Sou capaz de chegar vendo o ser humano não somente a partir das suas dimensões parciais (alguém que trabalha, que joga, que sofre, que se angustia, que se relaciona), mas desde uma visão mais profunda. Quando o entendo como um ser capaz de se autotranscender, de superar-se apoiado em um fundamento maior que dá sentido ao seu existir, a todas as suas ações, ao espaço que ocupa no mundo...

Quando admito que o conhecimento humano é objetivo e válido, e, que o mundo exterior existe. Este passo abre campo para que admita certos tipos de conhecimento que vão além do empírico (do que é evidente e demonstrável pelas ciências exatas) e assim posso receber argumentos racionais que são plausíveis e que apontam a realidades que eu não decifro nem domino completamente, mas que posso fazer experiência. Dessa forma sou capaz de admitir que não tenho um conhecimento absoluto e que, no entanto, é concreto, por exemplo o saber que me proporciona a fé. Esta ao ser cultivada alarga minha capacidade de conhecer. Só assim eu posso “largar-me” em Alguém maior, movido pela minha própria vontade, confirmado pela minha racionalidade e auxiliado desde o momento inicial e ao longo de todas as etapas deste processo investigativo pela graça divina, pois existe uma credibilidade na proposta do Evangelho que eu posso reconhecer como plausível. Até porque neste tipo de processo de investigação atua com muita influência a inteligência emocional, onde as motivações do indivíduo tem um papel definitivo. Depois de alguns degraus subidos concluo que aceitar o mistério é a atitude mais racional, mais inteligente!


Ao saber que Deus não é um problema que só possa ser resolvido por meio de teorias ou de decisões práticas, mas é uma realidade-solução e não um impedimento ao meu desenvolvimento. É, ao contrário, motivo maior pelo qual eu consigo crescer em humanidade, em profissionalismo, em verdade. Assim, não é necessário decretar a Sua morte para que eu tenha espaço para existir, pois Ele morreu em atitude de liberdade precisamente para isso... e em seguida ressuscitou; de modo que eu não posso pretender declarar o fim da Sua vida por puro capricho, pois nela eu encontro a minha...

Um comentário:

Robson Oliveira disse...

Parabéns pelo projeto! Que Deus dê o crescimento conveniente à obra.

Até mais!