quinta-feira, 21 de junho de 2012

ELEITO PARA ELEGER


Quando tomo consciência de quem sou e de quem é Deus (Ef 1,3-12), de seu projeto de amor por mim e de tudo o que implica aceitar ou recusar esses planos, me dou conta de que sou chamado a eleger na liberdade. Fui eleito para viver em perfeita comunhão (comunicação) com o Senhor e se aceitei esse caminho, sou chamado a eleger.

Segundo a Escatologia nossa trajetória terrena é o tempo da elaboração do nosso “sim” ou “não” pessoal a Deus. Quer Deus que essa seja uma história de salvação e que tudo acabe em festa no final! Nessa linha é possível dizer que na hora da morte se sabe que escolha foi feita por parte de cada indivíduo. Assim também afirma a respeito dos condenados ao inferno, que terão para sempre consciência do que escolheram para si, do que lhes afastou de Deus.

Ao tentar vislumbrar (ainda que de modo limitado, porém verdadeiro) as realidades definitivas que pode ter a minha vida caio na conta de que o tempo de hoje é uma oportunidade, um presente, um tempo favorável: tempo de graça e de paciência, onde o Senhor espera, me aguarda, a mim e a cada um em particular. Onde eu preciso aprender a esperar também, a mais uma vez exercer paciência. Tempo de respirar, de tentar de novo, de tomar novo alento, descansar, para em seguida pôr-me a trabalhar pela própria conquista, que não é só minha!

Se existe uma real possibilidade de construção autônoma da própria vida, tal como se prega desde a modernidade, esta não se dá sem o auxílio da graça e não é realidade senão enquanto não assume a forma de um construir possibilidades de manter-se no caminho. De fazer todo o possível para seguir em frente no caminho do Bem que me foi concedido. Construir aqui é, então, criar reais chances de permanecer, é manter-me de pé e ativo. Aqui se entende que a liberdade é a escolha consciente do Bem Absoluto, é escolher a melhor parte, não uma condenação como afirmaram aqueles que sentem náuseas só de pensar que têm que ser responsáveis.

Se isso não se faz sem muito treinamento (oração e ascese), é mais correto e completo dizer que: isso não se faz senão por Amor.

Nenhum comentário: